Festival do Meio Outono

Festival do Meio Outono

Está quase a chegar o festival do mooncake, mooncake (chinês simplificado: 月饼) é um produto de pastelaria chinesa tradicionalmente consumido durante o Festival do Meio Outono (中秋節). O festival é sobre a apreciação lunar e observação da Lua, e mooncakes são considerados uma iguaria indispensável. Mooncakes são oferecidos entre amigos ou em reuniões familiares durante a celebração do festival. O Mid-Autumn Festival de outono é amplamente considerado um dos quatro festivais chineses mais importantes. O 15º dia do 8º mês lunar é o dia denominado "Meio Outono". A noite do dia 15 do 8º mês lunar também é chamada de "Noite da Lua".

 

Descrição geral

A maioria dos bolos lunares consiste em uma casca de massa macia e grossa envolvendo um recheio doce e denso e pode conter uma ou mais gemas de ovo inteiras salgadas em seu centro, que simbolizam a lua cheia. Muito raramente, mooncakes também são servidos no vapor ou assados no forno.

Os mooncakes típicos são pastéis doces redondos alguns com recheio rico e espesso geralmente feito de pasta de feijão vermelho ou pasta de semente de lótus é circundado por uma crosta fina de 2–3 mm alguns podem conter uma gema inteira de ovo de pato salgado. Mooncakes são geralmente comidos em pequenas fatias acompanhadas de chá. Hoje, é costume que empresários e famílias os apresentem a seus clientes ou parentes como presentes, ajudando a alimentar a demanda por bolos lunares sofisticados. Normalmente os mooncakes são servidos em conjuntamente com um chá quente para cortar o sabor doce deles, no entanto um mooncake é cortado com uma faca dividindo por 2 ou mais pessoas e comidos em pedaço pequenino de cada vez.

 

 

 

 

 

Estilos tradicionais

Recheios

Corte mooncake mostrando pasta de semente de lótus preenchendo ao redor da gema de ovo (esfarelada) "lua"

Muitos tipos de recheios podem ser encontrados em mooncakes tradicionais:

Pasta de semente de lótus (蓮蓉): Considerada por alguns como o recheio de mooncake original e mais luxuoso, o recheio de pasta de lótus é encontrado em todos os tipos de mooncakes. [Carece de fontes?] A pasta de lótus branca possui um prêmio ainda maior. Devido ao alto preço da pasta de lótus, a pasta de feijão branco às vezes é usada como enchimento.

Pasta de feijão doce (豆沙): várias pastas são recheios comuns encontrados em sobremesas chinesas. Embora a pasta de feijão vermelho, feita a partir do feijão azuki, seja a mais comum no mundo, existem preferências regionais e originais para a pasta de feijão feita a partir do feijão mungo, assim como o feijão preto.

Pasta de jujuba (棗泥): uma pasta doce é feita a partir dos frutos maduros da planta jujuba (tâmara). A pasta tem cor vermelha escura, sabor um pouco frutado / esfumaçado e sabor ligeiramente ácido. Dependendo da qualidade da pasta, a pasta de jujuba pode ser confundida com a pasta de feijão vermelho, que às vezes é usada como enchimento.

Cinco grãos (五 仁) ou nozes mistas: Um recheio composto por 5 tipos de nozes e sementes, picadas grosseiramente, é mantido junto com xarope de maltose. As receitas variam de região para região, mas nozes e sementes comumente usadas.

 

 

 


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente

Deixe um comentário